Comunidades

Comunidade Santa Luzia

staluzia1 staluzia2

Culto eucarístico 2º domingo do mês às 9h

No livro do Tombo II, após uma cansativa pesquisa, foi encontrado na página 127, notas extraídas do livro nº 78, nas folhas de 41 a 43, dados da escritura pública de doação inter-vivos, realizada em 23 de MAIO de 1916. Os proprietários Sr. ANTÔNIO MOREIRA DA COSTA E SUA MULHER MARIA JOAQUINA DE JESUS, doaram à Diocese de Taubaté uma área de 45 m por 50m e ainda 45 m do fechamento da área. Este terreno foi doado para Santa Luzia, cuja imagem já era venerada neste local em uma pequena igreja, que segundo testemunhas foi construída para o povo ali residentes, por volta de 1918. Foi encontrado nos assentamentos do livro do Tombo II, que em 18 de MARÇO de 1918, sua Excelência DOM EPAMINONDAS NEVES DE ÁVILA, autoriza o Pe. CHRISTOVAM FICHER da congregação do Coração de Jesus, a administrar o Sacramento da Confirmação (CRISMA) no Bairro de Santa Luzia. Assim sendo, a primeira Crisma se deu em 22 DE NOVEMBRO DE 1921, pelo então delegado Pe. JOÃO CHRISTOVAM FICHER. Este foi acompanhado pelo Pe. JOSÉ FORTUNATO DA SILVA RAMOS.

FRANCISCO DE MORAES PEREIRA, primeiro Tabelião que escreveu, conferiu e assinou em público o documento de posse em 23 de MAIO DE 1916.