Highslide for Wordpress Plugin

Praça Santo Antônio, 26, Vera Cruz - Caçapava, SP

(12) 3652-6825 / 3221-7845

Notícias › 13/08/2018

Jovens se preparam para peregrinação à menor basílica do mundo

Nesta quarta-feira, 15, será realizada a 23ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté. Em sua última edição, o evento reuniu mais de 12 mil jovens, segundo os organizadores.

A peregrinação é promovida pelo Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, por meio do Secretariado Arquidiocesano de Juventude (SAJ), com o tema “Juventude com Maria, construindo uma nova sociedade”. “Esta peregrinação ao Santuário da Basílica surgiu há 23 anos, numa iniciativa do SAJ”, relata Renato Alves de Sousa, um dos organizadores desta edição do evento.

Sousa explica que este é um momento singular que será vivenciado pelos jovens cristãos que buscam pela santidade. “É um momento especial em que as expressões juvenis da nossa Arquidiocese se colocam em peregrinação ao topo da montanha na casa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado, para mostrar a força e o desejo de seguir a Cristo e, a exemplo do sim de Maria, buscar a santidade”, afirma.

Paula Karoline Torres, 25, participa do evento pela terceira vez. Em sua opinião, esta peregrinação é um momento único. Ela se diz impressionada com a quantidade de peregrinos que participam e comungam do mesmo ideal. “Acredito que é uma experiência única. Todos estão ali por um mesmo motivo. Quando chegamos ao topo da serra e vemos a quantidade de jovens, arrepio-me só de lembrar. É bom demais sentir a presença de Deus”, exalta a jovem.

“Na verdade esta peregrinação é um momento em que a juventude de toda nossa arquidiocese vem ao encontro de uma integração em conjunto com diversos grupos de jovens e movimentos juvenis”, acrescenta Sousa.

Neste encontro, os jovens poderão participar de momento de confissão e adoração, apresentações culturais, além de uma celebração presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. “Será um momento especial de ouvir o nosso pastor Dom Walmor e o nosso bispo referencial, Dom Vicente Ferreria, que participará pela primeira vez do evento e falará sobre a importância do jovem não se omitir nas eleições”, revelou Sousa.

Paula Karoline explica que se sente numa família durante esta peregrinação. A jovem lembra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Panamá, em janeiro de 2019. “Iremos para a Jornada mundial e estamos participando de muitos eventos. E é sempre assim: ajudamos, fazemos campanhas para arrecadar agasalhos, participamos de missões, sinto-me muito acolhida”, assegura. “Eu me sinto muito acolhida e representada pela Igreja”, acrescenta.

Até o momento, cerca de 9 mil inscritos estão confirmados. Mas, segundo o coordenador Sousa, este número deve aumentar até o dia 15.

Programação

A programação que integra a 23ª Peregrinação da Juventude terá início às 8h40, com a caminhada até o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Às 9h30 haverá uma adoração, oração do Terço e o Momento de Confissão.

Às 10h30, Dom Vicente falará aos jovens sobre consciência política e, às 11h, Dom Walmor presidirá a Santa Missa. Às 13h30, serão realizadas apresentações culturais e, por fim, às 15h, na Basílica da Piedade, uma Novena Jubilar.

A menor basílica do mundo

A Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais foi construída no século XVIII e integra o complexo arquitetônico do Santuário Nossa Senhora da Piedade. Foi consagrada como basílica em dezembro de 2017, em uma missa celebrada pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor. A basílica possui uma particularidade: é a menor do mundo.

As basílicas são igrejas ligadas de forma direta à missão do Papa e são reconhecidas pelo Vaticano por exercerem grande influência no local em que se encontram instaladas. Normalmente, são grandes edificações, capazes de receber muitos fiéis.

Via Canção Nova