Pastoral da Catequese

Somos segundo a própria CNBB, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética é um serviço essencial à evangelização inculturada da Igreja no Brasil. Na sua origem, dentro do espírito do plano de Pastoral de Conjunto, promove a ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica.
Ela propõe um caminho de formação sistemática e progressiva da fé, para que as pessoas, acolhendo a palavra anunciada, vivam uma experiência pessoal e comunitária no Deus de Jesus Cristo e celebrem o Mistério da Redenção no serviço aos irmãos. Catequese é a ação de educar e de instruir os crentes depois da sua conversão; primeira função da Igreja, depois do anúncio da fé. O catequista é também um profeta, pois faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade, tornando-a compreensível. Catequese (katá-ekhein em grego) significa ressoar; a Igreja dá-lhe o sentido de ressoar a Palavra de Deus hoje (cf CR 31).
O Diretório Geral para a Catequese diz: A ação evangelizadora da Igreja se organiza em três etapas essenciais: a ação missionária que faz o primeiro anúncio; a ação catequética que realiza a iniciação e o aprofundamento da fé; e a ação pastoral que cultiva a fé dos cristãos já mais amadurecidos na fé e que querem fazer uma caminhada como Igreja, no seio da comunidade cristã ( DGC, nº 49). Desenvolve-se dentro de um processo participativo com as coordenações regionais, tendo presente as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o Diretório Catequético Geral, o Catecismo da Igreja Católica, as orientações dos Encontros Nacionais de Catequese e o Diretório Nacional de Catequese – DNC.
Em comunhão com as equipes regionais e sub-regionais, quer oferecer aos catequistas, através das coordenações nos Decanatos, Paróquias e Comunidades, conteúdos e momentos de formação, para que estes se tornem agentes construtores de comunidades cristãs, sinais da presença do Reino de Deus no mundo.
A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética tem como objetivos:
Oferecer um itinerário de iniciação e formação permanente, sistemática e progressiva na fé, na esperança e na caridade, introduzindo a pessoa na vida da comunidade, na celebração e vivência dos mistérios da fé cristã, no seguimento a Jesus Cristo, com suas implicações na maneira de conviver e no compromisso com a transformação da realidade.
Valorizar a Palavra de Deus na Bíblia como Fonte de vivência comunitária e da missão da Igreja e de cada cristão.
Chamar toda a Igreja a fazer-se permanente ouvinte da Palavra de Deus, assimilando-a e confrontando-a com a vida.
Atividades
Tendo como ponto de referência o bispo e sua equipe, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética procura desenvolver as seguintes atividades:
Zela pela catequese como iniciação na fé, na vida em comunidade e a formação cristã;
Anima, Coordena e Articula as iniciativas da Animação bíblico-catequética na diocese;
Elabora subsídios e formação sistematizada que ajudem na formação dos agentes da catequese promovendo a articulação da Catequese entre os Decanatos através: da presença, assessoria, assembléias, cursos e formações;
Outras formas de comunicação das notícias e orientações referentes à caminhada da Catequese cf DNC 327;
Mantém atualizado o cadastro das coordenações e dos grupos ligados à Comissão, de assessores e outros colaboradores.
Divulga as notícias da Comissão nos boletins, cartas, avisos, e-mail listing e na página da Diocese na Internet.

Coordenadora: Mariza da Conceição Azevedo
Reunião: 3ª Terça-feira do mês às 20h