Pastoral Familiar

A Comissão para a Vida e a Família tem por objetivos servir e promover com toda a Igreja e sociedade a cultura da vida e do amor. Dedica-se à defesa e promoção da vida, hoje tão banalizada, e da família, que precisa, para o bem de toda a sociedade e do Estado, reassumir seu insubstituível papel sócio transformador, seja na ação pastoral da Igreja, bem como na elaboração das políticas públicas nos diversos âmbitos do Estado brasileiro.

Em meio a atividades permanentes, tais como, o serviço de assessoria aos senhores Bispos da Comissão e da articulação com as demais Comissões, empenha-se na condução da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral da Vida e da Família (SECREN), na Coordenação do Instituto Nacional da Família e da Pastoral da Vida e da Familiar (INAPAF), na elaboração e publicação de Boletins e subsídios diversos, na manutenção do nosso Portal na internet etc., em sintonia plena com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Propõe-se, neste biênio, a desenvolver atividades pontuais, relacionadas nos projetos abaixo designados. Em todas as ações procura agir iluminada também pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil. O texto de 2003 – 2006 reconhece que “a família continua como apoio fundamental, no entanto, mais frágil e exposta a rupturas” e nos insta a “evangelizar proclamando a Boa Nova de Jesus Cristo, caminho para a santidade, por meio do serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão, à luz da evangélica opção pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, formando o povo de Deus e participando da construção de uma sociedade justa e solidária, a caminho do Reino definitivo”. Os subsídios dos Projetos Globais da CNBB e do Projeto Nacional de Evangelização 2004 – 2007 – Queremos Ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida trouxeram estímulos e pistas de ação para que a Pastoral da Vida e da Família avance sempre “para águas mais profundas”.

Coordenador: Benedito Aparecido Leite
Reunião: 2º Sábado às 20h