Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo tem como objetivo incentivar os fiéis a partilharem o fruto de seu trabalho.

Julho: mês de conscientização sobre o Dízimo

Cada fim de semana um tema a ser refletido nas celebrações das missas.

Quem somos?
O catecismo da Igreja católica insiste: “O Santo Batismo é o fundamento de toda vida cristã, por ele nos tornamos filhos de Deus, membros de Cristo e somos incorporados a Igreja e participantes de sua missão.

Mais recentemente, em Aparecida, os Bispos reunidos em assembléia reafirmaram que a nossa grande tarefa é proteger e alimentar a fé do povo e recordar aos fiéis desse continente que, em virtude do seu Batismo, são chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo (doc. nº 10).

Potanto, a Igreja, por meio de seu magistério, afirma que toda pessoa batizada é Igreja, e como tal é por ela responsável.

A equipe da pastoral do Dízimo tem o papel de conscientizar cada fiél sobre sua responsabilidade como batizado, em contribuir em todos os sentidos, para com sua comunidade e com toda a Igreja. Ela deve criar o compromisso de cada membro entregar parte de seus bens, tempo e dons e coloca-los para o bem comum.

Objetivos
A equipe da pastoral do Dízimo deve formar bem o coração das pessoas, ajudando-as a darem conforme o coração, um coração generoso, aberto, agradecidos e despreendido dos bens materiais como nos ensina o próprio Jesus: “aquele que tem duas túnicas, dê uma a quem nada tem.”

Cabe a pastoral do Dízimo, prover a comunidade com os recursos materiais necessários a toda obra evangelizadora. Dar melhores condições administrativas a Paróquia, informando as pessoas com balancetes mensais sobre o destino de tudo que foi arrecadado, visanso, além da informação, o aumento da co-responsabilidade dos católicos com as necessidades de sua Paróquia.

Atividades
Além de tudo isso que já foi citado, a equipe da pastoral do Dízimo ainda deve atualizar e fazer cadastrs de dizimistas, redação e remessa de correspondências diversas, confecção de cartazes, visitas, etc.

A pastoral do Dízimo deve ser uma equipe acolhedora Mais do que em outros tempos, o acolhimento é essencial em qualquer âmbito, particularmente no trabalho pastoral em nossas comunidades. A pastoral do Dízimo deve primar por isso, e se fazer presente nos momentos de dor e de alegria dos dizimistas.

Membros
O seu trabalho consiste em elaborar o calendário anual das atividades, promover formações para agentes, confraternizações e reuniões que acontecem a cada dois meses. Essa equipe também oferece orientações gerais sobre a implantação e/ ou manutenção da pastoral em nível paroquial e organiza o material para o mês diocesano do Dízimo. Atualmente essa comissão esta constituída por seis pessoas.

Coordenador: Francisco Rosa
Reunião: 3ª Sexta-feira do mês às 19h