Highslide for Wordpress Plugin

Praça Santo Antônio, 26, Vera Cruz - Caçapava, SP

(12) 3652-6825 / 3221-7845

Pastoral Litúrgica

liturgiaO QUE É LITURGIA E SUA IMPORTÂNCIA:
Liturgia é uma palavra que vem do grego e significa obra em favor do povo. A palavra liturgia aparece nos escritos Cristãos do século II e III como um encargo, uma função desempenhada na Igreja dentro do culto sagrado. É uma função desempenhada pelos bispos, padres e diáconos.
O sentido da liturgia nos dias de hoje pode ser definido como uma ação Sagrada que através de ritos se exerce a obra Sacerdotal de Jesus Cristo.
A finalidade da liturgia é prestar culto de adoração e louvor a Deus e ajudar na santificação do homem. A obra Sacerdotal de Cristo, que a liturgia realiza, está presente e se prolonga na Igreja de quatro modos: na missa, nos sacramentos, na proclamação da palavra de Deus e nas orações comunitárias. Importância da liturgia: A liturgia tem o sentido de louvar a Deus, santificar os homens e estabelecer um clima de união e fraternidade entre os cristãos.A liturgia celebra o Mistério Pascal de Cristo que é o acontecimento central da nossa fé. Cristo permanece presente e vivo em cada celebração litúrgica. Podemos dizer que liturgia é ação de Cristo e ação da Igreja.
A ação litúrgica faz memória, isto é, torna presente e realiza os acontecimentos da salvação. isto é feito através de sinais e ritos.
Liturgia antes do Concílio Vaticano II: No início do cristianismo as celebrações litúrgicas eram realizadas num clima de criatividade, alegria e muito calor humano. Com o passar do tempo porém, foi se perdendo o caráter festivo, celebrativo e participativo do povo. A missa era em latim, o celebrante ficava de costas para o povo, o altar ficava distante, mal podia ser visto pelo povo e a palavra de Deus era de difícil acesso para o povo simples. Porém com o Concílio Vaticano II, que aconteceu de 1962 a 1965, houve a reforma litúrgica, que devolveu à liturgia todo o sentido e a força original.
Em 1963 tivemos o documento Conciliar sobre a liturgia, chamado “Sacrossanctum Concilium”, o qual afirma solenemente que a liturgia é fonte e cume de todas as ações da Igreja. Sendo fonte, todas as atividades da Igreja nascem da liturgia. Sendo cume, todas as atividades da igreja terminam na liturgia.
Na liturgia Deus fala com o seu povo e o povo responde, ora com cânticos, ora com orações. Se a liturgia é fonte e cume de toda a vida cristã, então todo o esforço deve ser feito para que as celebrações sejam bem preparadas.
A liturgia é assunto inesgotável. O universo da liturgia é sublime e não podemos contentar-nos com pouca coisa. Devemos estar sempre buscando e aprofundando, pois temos extenso e rico material para nos orientar, tendo sempre o cuidado para não querer inventar da própria cabeça, mas devemos seguir as orientações dos documentos da Igreja.

Coordenadora: Maria Gorete dos Santos Romão
Reunião: 3ª Quarta-feira do mês às 20h
Local: Salão do Centro de Pastoral